19 out
BIBLIOTECA BIBLIOTECA

As instalações específicas da Biblioteca proporcionam um ambiente próprio para o estudo e a pesquisa bibliográfica, apresenta acessibilidade e manutenção periódica, com área de 300 m², acervo físicos e virtuais, espaços para leituras individuais e em grupos, para pesquisa pela Internet, sistema de consulta e empréstimo do acervo presencial ou remoto através do Sistema integrado de Gestão Acadêmica , além de prateleiras e móveis próprios para a guarda do acervo e possui nas suas proximidades equipamentos de proteção contra incêndio, é adequada ao número de usuários e aos fins a que se destina e obedece aos critérios de salubridade, ou seja, é climatizada, bem iluminada, limpa e segura. Além disso, este ambiente é adaptado às pessoas portadoras de necessidades especiais.

A biblioteca fornece atendimento educacional especializado.

A Biblioteca da Faculdade ITOP, possui:

• Espaço para leitura individual - 10 estações individuais;

• Espaço para leitura em grupo: 15 mesas coletivas para estudos;

• Espaço para acervo – área de 150m², com prateleiras;

• Espaço para leitura em geral - área de 150m² com mesas cadeira e estações;

• Espaço para processamento técnico – mesas com computadores para atendentes e bibliotecária, e balcão de atendimento;

• Espaço para pesquisa em computadores ligados a internet - 10 estações com Computares Conectados a internet. Além das estações os alunos podem acessar o conteúdo a Biblioteca pelos computadores dos 3 laboratórios de informática que a IES possui.

• Espaço preferencial para portadores de necessidades especiais possui balcão rebaixado para atendimento educacional especializado de cadeirante e 1 estação com Computador exclusivo para portadores de necessidades especiais, há instalado o software específico (DOS VOX - possibilita que pessoas cegas ou com baixa visão, com um baixo nível de escolaridade, se tornem capazes de utilizar o computador, trazendo assim muitos benefícios às suas vidas e VLIBRAS – que possibilita a pessoas surdas a utilização do computador e materiais impressos), teclados em Braille e fones de ouvido.

• Espaço para guardar materiais – armários individuais;

• Internet de fácil acesso - Internet wifi liberada para usuários da Biblioteca;

Recursos Tecnológico de consulta e outros - Plataforma Educacional de Gestão Acadêmica E-orbit Life com ferramenta:

• Para Gestão da Biblioteca: catalogação de obras literárias em qualquer perfil de mídia, classificação conforme métodos bibliográficos, emissão de etiquetas, registro de empréstimos, controle de devolução, consultas públicas ao acervo e emissão de relatórios operacionais e inventário, são desenvolvidos os serviços de seleção e aquisição de material bibliográfico, levantamento bibliográfico, tratamento da informação, preparo para empréstimo e disseminação da informação;

• Como também para usuários: Acesso remoto para consultas/reservas do acervo; Acervo eletrônico; Consultas do acervo em terminais; Controle de movimentação de acervo (empréstimo/consultas/cobrança) com relatórios estatísticos; Integração com a área acadêmico-administrativa, possibilitando o efetivo controle na cobrança de livros não devolvidos; e Interligação com redes nacionais e internacionais (Internet) e outras bibliotecas cooperantes (empréstimos entre bibliotecas), além da rede interna (intranet). O acesso ao material bibliográfico ocorre por meio de catálogo informatizado ou ainda pela Internet. O aluno requisita, de modo presencial, o título de interesse via funcionário administrativo (assistente da Biblioteca);

• Disponibiliza recursos comprovadamente inovadores – A Plataforma educacional está integrado às principais bibliotecas digitais, permitindo aos alunos que consultem o acervo analógico e acessem o acervo digital em um mesmo ambiente. A Plataforma permite que os alunos tenham acesso as publicações da Revista Científica da própria IES;

• Uma responsável pela Biblioteca da IES que é bibliotecária com registro no conselho profissional (CRB). Além dela, outros assistentes e estagiários faz o atendimento ao público em geral, que permite o funcionamento da Biblioteca, de segunda a sábado, para atendimento a comunidade acadêmica. A Biblioteca atende também a comunidade externa, contribuindo, desta forma, com a socialização do seu acervo a todos os interessados;

A IES adota uma política para expandir e modernizar o espaço físico de sua Biblioteca, visando a qualidade de vida e do trabalho no âmbito interno. A IES mantém ainda assinatura das seguintes bases de dados:

Acervo Virtual:

• PERSON (com 7.600 títulos disponiveis);

• Minha Biblioteca (com 8.197 títulos disponíveis).

Acervo Físico:

• 6.182 – Títulos e 18.966 – Exemplares.

Possui Regulamento de Política de Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Faculdade  ITOP e também Política de Aquisição, Expansão, Atualização do Acervo e do Espaço Físico.

Os espaços físicos da Biblioteca são compatíveis com as condições de acesso para portadores de necessidades especiais, conforme Decreto n° 5296/2004.
Os serviços destinam-se, exclusivamente, aos discentes, docentes e funcionários da IES. Ao público externo é apenas reservado o direito a consulta interna.
Estão automaticamente inscritos na Biblioteca alunos, professores e funcionários da Instituição. Os usuários devem estar atentos às instruções gerais e aos avisos nos murais da Biblioteca e da IES e, respeitar o Regulamento interno da Biblioteca.

Os empréstimos são disponibilizados com prazos determinados e renováveis por igual período, conforme a necessidade do usuário.
A Biblioteca está integralmente informatizada, com recursos inovadores, no que se refere à consulta ao acervo e aos recursos da pesquisa e empréstimo domiciliar.

A Biblioteca possui, ainda, Regulamento próprio de funcionamento e gerenciamento do acervo que pode ser apreciado quando necessário, possui ainda Plano de Atualização.

Acervo Físico

Períodicos Virtuais